Guia com passo a passo completo para você iniciar no universo do SEO!
Escrever, pra quem já gosta da área, pode parecer fácil. Basta estudar sobre o tema e colocar as ideias no papel. Mas essa construção, sua ordem, precisa fazer sentido enquanto conteúdo para a internet. Estamos falando de uma rede mundial com milhões de pessoas produzindo conteúdos todos os dias – e consumindo ao mesmo tempo.
Por isso, para quem está aprendendo SEO, uma das primeiras ferramentas que podem ser utilizadas é o SEMRUSH.
O que é o SEMRUSH?
Esta ferramenta acompanha o volume de pesquisas realizadas no Google, oferecendo dados importantes para quem deseja entender sobre o que e como escrever. Você pode começar a usar gratuitamente, mas com limitações. Na versão free, pode fazer dez pesquisas diárias a respeito de qualquer assunto.
Como funciona o SEMRUSH?
Agora é hora do passo a passo. Primeiro, acesse semrush.com e, no canto superior direito, crie uma conta.
Essa é a sua interface. No topo, tem a barra de pesquisa para buscar por uma palavra-chave ou um site.
No menu lateral, o item que mais vai utilizar na versão gratuita é o Keyword Magic Tool. Você pesquisa por um tópico e a ferramenta entrega sugestões de conteúdos correlacionados. É uma ótima maneira quando você está sem ideias.
Mas voltemos à home. Vou pesquisar primeiro por um domínio qualquer, aqui para fins de exemplo, o site neilpatel.com
O que é cada item:
- Authority Score: a autoridade do site, em seu nicho de atuação. Quanto maior, melhor.
- Organic Traffic Search: o volume de tráfego orgânico para o site.
- Paid Search Traffic: o volume de tráfego pago, ou seja, que eles pagam para aparecer nas primeiras páginas do Google.
Em Organic Research, você descobre quais palavras-chave mais levam para o site deles.
Por exemplo, Instagram: a intenção de quem pesquisa é I e N, ou seja, Information (buscando informação) e Navigational (quando o usuário está buscando o site do Instagram, por exemplo). A outra coluna é de posição. Quando alguém pesquisa instagram no Google, o site neilpatel.com está na 11ª posição – quase a primeira página. Para design, por exemplo, eles aparecem em primeira posição.
Estamos falando de um site grande e muito bem estruturado. Mas é a partir da construção de conteúdo que é possível melhorar no ranqueamento. Eles possivelmente escrevem muitos conteúdos sobre instagram, podem ter páginas de produto para ranquearem em termos importantes.
Pesquisa por palavra-chave
Pesquisei por um termo aleatório: marmita fitness. Este foi o resultado:
Ou seja, o volume de buscas mensais pelo termo é de 14 mil, mundialmente são 15 mil.
- Keyword difficult: o quão difícil é posicionar para o termo. Ali está 25%, em verde. Se você pesquisar um termo mais amplo, como marketing, pode aparecer amarelo ou vermelho, o que indica que existem muitos sites produzindo conteúdo com o termo, dificultando o ranqueamento
Agora nesta parte está o pulo do gato.
As variações ajudam a entender se você está utilizando o termo certo em seu texto. Por exemplo, marmitas fit tem maior volume e a competição é baixa. Logo, vale a pena escrever usando essa palavra-chave, e não marmita fitness.
As perguntas, na coluna do meio, ajudam a estruturar seu conteúdo: são as dúvidas mais frequentes sobre o tópico e, se seu texto responder, tem maiores chances de posicionar.
A última coluna são as palavras-chave correlacionadas, que também auxiliam na escolha do termo-chave ou podem se desdobrar em mais conteúdos.
Logo abaixo, vem a SERP: são os sites que posicionam nos primeiros lugares para o termo. Aqui é importante ver qual direcional tem o conteúdo. Você vai ver que podem ser parecidas, ou seja: o Google entendeu que essas são as melhores estruturas e informações para a palavra-chave.
Com esta serp, entendemos que uma das melhores chances que temos em posicionar no termo é trazer cardápio ou receitas. É uma sugestão: seu texto nunca deve ser igual, ou será penalizado!
Este é um bom começo com o SEMRUSH e você vai explorando muito mais itens que podem ser relevantes para trabalhar.